Desinfestação de Vespas

Tem uma praga de Vespas ou vespas asiáticas? E quer saber como acabar com as vespas, certo? Saiba que as Vespas são insetos mais perigosos que abelhas e com os quais nós, seres humanos, devemos ter muito cuidado.

Esta é uma das pragas em que há poucas “receitas caseiras” que funcionam e em que a ajuda profissional pode ser mesmo precisa. Mas o primeiro passo é mesmo conseguir identificar que se trata de vespas ou vespas asiáticas e não de outra praga.

Como identificar uma infestação de Vespas?

Uma infestação de vespas pode ser facilmente identificada através da presença de ninhos ou colmeias.

A dificuldade pode passar por a localização do ninho. Por vezes, as vespas fazem ninhos em localizações fora do alcance do olho humano, como telhados, ramos de árvores grandes, etc. Se, porventura, tiver avistado a presença de vespas perto da sua habitação / escritório, é possível que haja um ninho perto dessa localização.  Mantenha-se alerta e, se necessitar de ajuda, pode contatar-nos.

Vespa comum

Vespas são perigosas?

Sim, as vespas são perigosas, por vários motivos:

  1. As suas picadas são muito dolorosas;
  2. Ao contrário das abelhas, podem picar várias vezes, pois não perdem o ferrão;
  3. Ainda para mais, quando picam, injetam veneno.

Agora há dois detalhes a ter em consideração sobre as vespas:

  1. Só as fêmeas podem picar
  2. As vespas só costumam dar picadas, atacar por assim dizer, se se sentirem ameaçadas no seu território.

Portanto, pode ficar um pouco mais relaxado(a), as vespas não andam constantemente à procura de humanos para dar picadas. Mas não deixam de ser insetos perigosos, cujas picadas nos podem deixar magoados e a requerer apoio médico.

Por fim, as vespas podem, à semelhança de outros insetos, provocar a contaminação de alimentos, o que seria desagradável, mas provavelmente o mal menor, caso tenha uma infestação de vespas em sua casa.

Vespas são venenosas? As picadas podem matar?

Sim, como mencionado acima, as picadas de vespas têm veneno. Na grande maioria dos casos uma ou duas picadas não contém veneno suficiente para causar algum sintoma grave. Seriam necessárias picadas múltiplas para levar a sintomas como: diarreia, febre, confusão, dor de cabeça. Uma exceção a isto, são pessoas que tem reações alérgicas às picadas de Vespas. Nestes casos, uma só picada pode ser muito grave e deve de imediato contatar autoridades de saúde.

No caso de ser atacado por um enxame de vespas e levar centenas de picadas, pode ter o risco de morte, porque a quantidade de veneno inserido no corpo será muito maior.

Em qualquer caso, se for picado por Vespas, não deixe de consultar um médico, ou um farmacêutico, ou mesmo a linha de saúde 24 – 808 24 24 24.

E as Vespas Asiáticas? São muito perigosas?

Ninho Vespas Velutinas - Asiáticas As Vespas Asiáticas, que vivem no continente europeu há relativamente pouco tempo, são “maiores” do que as vespas comuns, e as suas picadas doem muito.

Mas no geral, o rótulo de “assassinas” deve-se ao facto de elas assassinarem abelhas, causando assim uma catástrofe para os apicultores e para o meio ambiente, dado que elas são responsáveis pela polinização.

As picadas da Vespas Asiáticas doem bastante, e também têm veneno. No entanto, uma só picada, em princípio não será um problema para um ser humano, para além de algumas dores temporárias.

Os maiores riscos com as Vespas Asiáticas são:

  1. Quem sofre de alergias ou quem é alérgico ao veneno das picadas;
  2. Quem acidentalmente tocar /derrubar um ninho de Vespas Asiáticas.

Agora já sabemos os perigos envolventes com as Vespas e o que fazer no caso de sermos picados. Vamos ver agora, como resolver o problema e acabar com as Vespas.

Como prevenir uma infestação de vespas?

Para prevenir uma infestação de vespas e para se sentir em segurança dentro de sua casa, deve:

  • Manter caixotes do lixo com tampa e afastados de portas e janelas.
  • Evite tocar, mexer, ou atirar objetos ao ninho das vespas (caso saiba onde se encontra)
  • Manter as portas e as janelas fechadas.
  • Colocar redes mosquiteiras nas janelas.
  • Verificar a existência de ninhos: procurar ninhos em sótãos, garagens, caves e em cavidades nas paredes.

Como eliminar vespas?

Para a eliminação de vespas e da sua respectiva colmeia é necessário uma equipa profissional, devidamente equipada com material de proteção e produtos para eliminar tanto o ninho como as vespas.

O risco de ser atacado por um enxame de vespas é muito elevado caso tente eliminar o ninho sozinho e pode até correr risco de morte. Por favor não o tente fazer sozinho.

Conte com uma empresa de desinfestação que ajude a resolver este problema e eliminar as vespas com toda a segurança.

Entre em contato agora para pedir ajuda de um especialista e uma avaliação gratuita.

Bugzero